top of page

Histórico da Entidade

           

            A COMENOR foi criada em 28 de dezembro de 1979, pelo Juiz da 2ª. Vara e de Menores, Dr. Euclides Benedito de Oliveira, que visava uma Entidade que pudesse colaborar com o Juizado de Menores na assistência aos menores em situação irregular, abandonados, carentes, com desvio de conduta ou infratores. 

       Em 21 de agosto de 1989 com a orientação e acompanhamento do então do Juiz de Direito e de Menores, Dr. Nagashi Furukawa, reunida em assembléia geral a Associação Companheiros do Menor de Bragança Paulista – COMENOR teve seus Estatutos modificados e passou a assumir e dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo Comitê Municipal do Programa do Bom Menino criado em 1987, amparado por Decreto Federal, trabalho esse de encaminhamento de adolescentes ao trabalho (projeto denominado 1º Emprego) através de Convênio com a Prefeitura Municipal de Bragança Paulisa e promoção de cursos pré-profissionalizantes.

        A partir de agosto de 1999, um convênio entre a Prefeitura Municipal de Bragança Paulista e a COMENOR, deu-se a criação do ABRIGO para adolescentes, para atendimento de adolescentes do sexo masculino, entre 12 e 18 anos, em situação de abandono ou vítimas de maus tratos, encaminhados prioritariamente pelo Poder Judiciário, em 2005, a COMENOR encerrou as atividades referentes ao ABRIGO.

          A partir de outubro de 2001 a COMENOR em convênio com o Estado, implantou o Projeto COMENOR II, hoje denominado Tempo de Acaîa, assumindo o atendimento a adolescentes em Medidas Socioeducativas do meio aberto: PSC - Prestação de Serviços a Comunidade e LA - Liberdade Assistida, extensivo também a adolescentes dos Municípios de Vargem, Tuiuti, Pedra Bela e Pinhalzinho.

            Em 2007 a COMENOR firmou convênio com o Estado, assumindo em gestão compartilhada a implantação da FUNDAÇÃO CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) CASA Bragança Paulista, responsável pela medida Socioeducativa de Internação, Internação Provisória e Internação Sanção. Em Julho de 2020 esse convênio foi encerrado pelo Governo do Estado.

 

            No ano de 2016 a entidade assumiu a administração da Instituição de Acolhimento “Lar Bragança Feminino” e "Lar Bragança Masculino" até Julho de 2023.

 

Atualmente a COMENOR atua em cinco áreas:

  1. Cursos de iniciação profissional - Informática Básica, Automaquiagem, Artesanato, Inglês e Capacitação para o Primeiro Emprego.

  2. Encaminhamento ao Trabalho - contando com as empresas conveniadas inserimos os adolescentes no mercado de trabalho, tendo incentivo às empresas na redução de encargos sociais.

  3. Serviço de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços a Comunidade, em meio aberto.

  4. Programa de Atendimento à família dos adolescentes inseridos nas medidas socioeducativas.

  5.  Papo Serio de Jovens de Bragança Paulista – é um programa que tem como objetivo principal a educação despertando o protagonismo juvenil e conscientizando os jovens sobre seus direitos e deveres. O programa é coordenado e executado pela COMENOR e em parceria com o Programa Jovens Brasileiros em Ação, da Policia Militar, Diretoria Regional de Ensino e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Em 1º de dezembro de 2014 tornou-se Lei Municipal sob nº 4451 e foi incluído no Calendário de Eventos do Município.

 

 

          Assim sendo a COMENOR promove o protagonismo do adolescente na busca de direitos e espaços de integração, relacionados ao mundo do trabalho, bem como o resgate de sua autoestima e autonomia.

bottom of page